sexta-feira, 19 de junho de 2009

Criações "cool" e aterrorizantes de Delfina Delettrez Fendi


Como o sobrenome já diz, Delfina traz no DNA uma paixão por moda e acessórios. Parte da quarta geração da família Fendi, a designer tem 21 anos, vividos entre Roma, Rio de Janeiro e Paris, onde fez estágios em importantes maisons, como no escritório de estilo da Chanel. Sempre estimulando sua criatividade, Delfina Delettrez Fendi caiu nos encantos da joalheria, o que já lhe era familiar, pois seu pai é Bernard Delettrez, um renomado joalheiro francês. 

Tudo comecou quando Delfina decidiu retomar o logotipo das cinco estrelas e do crescente de lua desenhado nos anos 80 para Karl Lagerfeld por Bernard, como motifs de sua primeira coleção de jóias, que foi apresentada em outubro de 2007 na famosa Colette em Paris.

Sua mais recente coleção traz motifs góticos como caveiras, mãos de esqueletos, insetos e sapos, sempre utilizando materiais como ouro, prata, esmaltes, pedras preciosas, pele, osso e até dentes. Não precisa dizer que ela adora anatomia e que seu filmes preferidos são "Nightmare before Christmas" e "Corps Bride" de Tim Burton. Para apresentar sua nova coleção, o cenário também foi muito bem pensado, tudo aconteceu no restaurante Le Grand Vefour do século XVIII, que fica nos jardins do Palais Royal. 

Enfin .... criações super cool, mas que também aterrorizam, podemos nomeá-las de gothic chic...

quinta-feira, 18 de junho de 2009

O jardim encantado da Dior

Dior Joaillerie, criações (brinco e anéis) em ouro branco, esmalte e diamantes.

Photo credits: Stephen Lewis e style por Brooke Magnaghi

Opala, a pedra do mês de outubro

A origem do nome opala, vem da palavra sânscrita upala que significa "pedra preciosa". A família das opalas compreende 3 grupos: as opalas nobres opalecentes; as opalas de fogo amarelo-vermelhas (normalmente não possuem jogo de cores) e as opalas comuns, bem abundantes. 

A característica principal da opala é a opalescência, que é o arco-íris de cores ou melhor os flashes de cores, que mudam de cor conforme o ângulo em que se olha. Isso acontece, pois a opala é formada por micro-esferas de sílica que causam esse fenômeno de reflexão. Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras.

A opala é uma gema formada por aproximadamento 30% de água, é uma pedra de pode sofrer desidratação, por isso se vê tantas opalas rachadas. Um pouco bizarro, mas se você colocá-las no azeite ou água, essas fissuras somem temporariamente. Caso vocês tenham opalas, guarde-as com um pouco de algodão úmido para evitar a desidratação da pedra e incrementar seu jogo de cores. Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras.

Onde encontrar as jazidas: Austrália, Brazil, Etiópia, EUA e Mexico (opala de fogo). Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras. As opalas de fogo são também muito valiosas, é só olha o precinho dos anéis da foto acima.

Na foto acima: Pulseira Cartier, feita em platina, esmeralda, opala e diamantes. Anel grande - da Lotus Arts de Vivre em ouro branco 18K, com banho de rhodium, opala de fogo e diamantes ($26,500 at Bergdorf Goodman). Anel menor - da Neil Lane Jewelry feito em platina, opala de fogo e diamantes ($25,000 na Neil Lane).

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Bollywood-style vem aí

Mesmo um pouco antes do sucesso de "Slumdog Millionaire" e da novela "Caminho das Índias", tenho sentido um certo interesse a mais das pessoas pela cultura indiana. Nos encantamos pelos diferentes costumes e tradições da República da Índia, mas mesmo assim, acho que ninguém vai sair usando saris por aí! Acredito eu que, um jeito sempre sutil de aproveitar o estilo de nações tão distantas da nossa, é sempre usando e abusando dos acessórios, no nosso caso, de jóias e bijuterias.

As características de destaque das jóias indianas são: 
  • normalmente feitas a mão.
  • ouro amarelo bem vibrante, pois usam quilatagem 22K, com mais ouro e do que as 18K (75% de ouro e 25% de liga) que normalmente vemos por aí.
  • pedras preciosas com cores muito, mas muito vibrantes mesmo e diamantes em rose-cut.
  • motifs: serpentes, símbolos de Ohm...
  • normalmente beeemmm volumosas.
Foto 1: Bollywood actress Aishwarya Rai, com brincão de rubis, diamantes e pérola.
Foto 2: anel com motif de serpente
Foto 3: brinco de ouro 22K e rose-cut diamonds.

"Luck & Love" da De Beers


A gigante De Beers acaba de lançar a coleção, a "Luck & Love", composta por dois pares de brincos, um anel, uma pulseira e um colar em forma de trevo. Cada peça é feita em ouro branco e tem 3 diamantes de 0.20 a 0.40 quilates. Muito fofo!

terça-feira, 9 de junho de 2009

Bulgari nos correios




Para comemorar seus 125 anos, a joalheria italiana Bulgari se associou ao correio italiano para criar um selo postal comemorativo. O selo traz a foto de uma criação da marca, um colar do ano de 1965 feito em ouro e prata, cravejado com ametistas, turquesas, esmeraldas e diamantes. 

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bulgari e Barbie juntos por uma boa causa

A boneca Barbie festeja os seus 50 anos este ano e a Bulgari celebra o seu 125o. aniversário. Diante a tantas comemorações, a joalheria e a Mattel (dona da Barbie), se juntaram para ajudar uma boa causa, campanha "Reescreva o Futuro" da organização Save the Children, que defende os direitos da criança. 

Claro que, a modelo dessa nova campanha não poderia deixar de ser famosa bombshell, Barbie, que foi fotografada por Fabrizio Ferri, usando um anel de prata criado joalheria Bulgari para a ocasião.

O anel, será vendido até 31 de Dezembro de 2009 em todos os pontos de venda Bulgari através do mundo, pelo valor de 290€, cujo 50€ será revertido à Save the Children.

Cartier, 100 anos na América


Joalheiro dos reis, rei dos joalheiros, essa era a reputação da maison Cartier quando abriu suas portas no segundo andar do número 712 da Fifth Avenue em Nova York há 100 anos atrás.

Para comemorar seus 100 anos de sucesso, nos mês de maio em Nova York, a joalheria fez a exposição "Cartier: 100 Years of Passion and Free Spirit in America", onde exibiu 100 criações que fizeram parte de sua história. Eram peças e objetos da Cartier Collection que foram criados para e usados por seus clientes mais importantes.

Fundada em Paris em 1847, a Cartier atendia a monarquia européia, na América as coisas foram um pouco diferentes, em seu leque de clientes haviam herdeiras e socialites como as Vanderbilts, Elsie De Wolfe, Anna Gould (mencionada no post "OSCAR - 22/Fev"), Barbara Hutton (dona broche de tigre de 1957 da foto), Daisy Fellowes (dona da pulseira da foto) e a mais famosa, Evalyn Walsh McLean, dona do famoso diamante azul, o Hope Diamond entre tantos outros.
 
Os tempos foram mudando e as celebridados de tornaram os novos aristocratas americanos, cada vez mais viam-se fotos e propagandas da Cartier em revistas e jornais, mas foi por volta de 1917 com o lançamento do relógio Tank que a joalheria "caiu na boca do povo". O Tank virou símbolo de status por gerações, sendo usado por Andy Warhol, Fred Astaire, Truman Capote, Jackie Kennedy e outros mais.

No ano de 1964, a maison foi vendida. É a história por trás de cada criação que faz com que a Cartier seja tão especial, afinal como disse no início, ela era o joalheiro dos reis, mas ainda é o rei dos joalheiros.

O debut de Gianfranco Ferre na joalheria

A marca italiana Gianfranco Ferre se associou a joalheria italiana Damiani para lançar sua primeira coleção de jóias. As peças, que trazem o famoso símbolo de alfinete da marca, são feitas em ouro e prata com pedras preciosas e diamantes. Elas seguem o conceito de "jóia acessível", com preços para todos os bolsos, que vão de 500 até 10 000 euros. Quem tem interesse, vai ter que esperar um pouquinho, o debut da coleção Verão 2010 será em setembro próximo e logo depois, as peças estarão disponíveis em todas as lojas Gianfranco Ferre e Damiani.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Exposição do Jóia Brasil

Fotos da exposição "Jóias em Orquídeas" de Silvia Furmanovich

No dia 28 de maio eu escrevi um post sobre a exposição "Jóias em Orquídeas" de
Silvia Furmanovich. O evento
aconteceu ontem no Shopping Cidade
Jardim. Como moro fora,
não puder participar, mas pela fotos,
vi que foi um sucesso!



Foto 1: pulseira com pétalas de orquídeas
Foto 2: Pulseira de libélua de Mariana Auriemo - Foto 3: A designer, Silvia Furmanovich - Foto 4: ambiance

Photo credits: Fernando Godoy (Glamurama)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Para quem curte originalidade



Você já pensou no que fazer com botões de couro antigos? E você já viu anéis em forma de "finger food"? Enquanto nós tentamos achar respostas para essas perguntinhas, a designer americana de jóias/bijuteria, Elizabeth Yarborough, pelo visto foi muito além da nossa imaginação. Elizabeth consegue enxergar beleza e utilidade em objetos que muitos não dão o mínimo valor, como botões, fios, chifres, laços, penas e consegue transformá-los em bijuterias cheias de charme e senso de humor. A designer já vende suas criações pelo mundo, mas ainda não no Brasil, mas graças a super tecnologia, a marca vende on-line. Já vou pedir o meu! Vale a pena dar uma olhadinha no site, clica aqui!

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Hamsá, a famosa mãozinha

Muitos já devem ter visto por aí várias pessoas usando pingentes ou colares com uma mãozinha, eu tenho um e não tiro por nada desse mundo, olha aí na foto acima! A hamsá como é chamada, tem a aparência da palma de uma mão com cinco dedos estendidos. 

Para os judeus é considerada a mão de Miriam, irmã de Moisés e Aron e para os muçulmanos, a mão de Fatima Zahra, filha do profeta Maomé. As pessoas, normalmente os judeus, usam como um amuleto contra mau-olhado ou olho-gordo. Tá esperando o quê? Vai comprar o seu!

Onde encontrar: H.SternGuerreiro (lá tinha um maravilhoso, mas não sei se ainda tem) no site Cool Style e na Pasha Jóias