quinta-feira, 18 de junho de 2009

Opala, a pedra do mês de outubro

A origem do nome opala, vem da palavra sânscrita upala que significa "pedra preciosa". A família das opalas compreende 3 grupos: as opalas nobres opalecentes; as opalas de fogo amarelo-vermelhas (normalmente não possuem jogo de cores) e as opalas comuns, bem abundantes. 

A característica principal da opala é a opalescência, que é o arco-íris de cores ou melhor os flashes de cores, que mudam de cor conforme o ângulo em que se olha. Isso acontece, pois a opala é formada por micro-esferas de sílica que causam esse fenômeno de reflexão. Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras.

A opala é uma gema formada por aproximadamento 30% de água, é uma pedra de pode sofrer desidratação, por isso se vê tantas opalas rachadas. Um pouco bizarro, mas se você colocá-las no azeite ou água, essas fissuras somem temporariamente. Caso vocês tenham opalas, guarde-as com um pouco de algodão úmido para evitar a desidratação da pedra e incrementar seu jogo de cores. Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras.

Onde encontrar as jazidas: Austrália, Brazil, Etiópia, EUA e Mexico (opala de fogo). Quanto mais jogo de cores, mais valiosa a pedra é, principalmente se tiver fundo escuro, como as opalas negras. As opalas de fogo são também muito valiosas, é só olha o precinho dos anéis da foto acima.

Na foto acima: Pulseira Cartier, feita em platina, esmeralda, opala e diamantes. Anel grande - da Lotus Arts de Vivre em ouro branco 18K, com banho de rhodium, opala de fogo e diamantes ($26,500 at Bergdorf Goodman). Anel menor - da Neil Lane Jewelry feito em platina, opala de fogo e diamantes ($25,000 na Neil Lane).

3 comentários:

  1. Meu Deus!!! Estou hipnotizada por essa pulseira... sem dúvida é uma das jóias mais incríveis que eu já vi!

    ResponderExcluir
  2. Oi Renata!

    Ela realmente eh linda! Original, pq nao se ve por muitas joias de peso com opala.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa!!!Eu quero uma pra mim....

    ResponderExcluir