domingo, 31 de maio de 2009

"Paris: Made by Hand", um livrinho encantador

Essa semana comprei um livrinho que eu achei encantador, "Paris: Made by Hand" (ed. The Little Bookroom, em inglês) a autora é Pia Jane Bijkerk, stylist e fotógrafa australiana que mora entre Amsterdam e Paris. É um guia com mais de 50 endereços onde decoradores e stylists encontram tudo de mais chic e único.

O céu para os decoradores, a musa para os estilistas e uma caixinha cheia de surpresas para o stylists, Paris deve ser umas das pouquíssimas cidades que sobraram com tantos ateliers, que mesmo nos dias de hoje, ainda fazem tudo a mão e usam antigas técnicas para suas criações. Depois de muito garimpar atrás de objetos e acessórios diferenciados e facinantes para suas sessões de fotos, Pia Jane Bijkerk colecionou valiosos e preciosos endereços de sapateiros, designers de jóias, de guarda-chuvas, de chapéus, costureiros, ceramistas, lojas de decoração, floristas, lojas de papéis e muitos mais.

Les bijoux - Os designers parisienses: Michéle Sauvalle (trabalho em vidro), Simone D'AvrayGeraldine Valluet (seu atelier-boutique parece o dressing room de Marie Antoinette), Ebano (trabalho com prata e ébano, um tipo de madeira)Oh Dis le Moi.

DICA: Não tem nada a ver com joalheria, mas vale a pena share com as pessoas, o atelier Legeron, onde Lacroix, Ungaro, Givenchy e Dior mandam fazer suas flores tingidas em seda, itens chaves para seus alegóricos desfiles haute couture e vestidos de noivas. Clica aqui para ver o site.

Photo credits: Pia Jane Bijkerk

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Exposição "Jóias em Orquídeas" de Silvia Furmanovich


Giovana Carneiro e Mariana Landmann Auriemo, convidam para a exposição "Jóias em Orquídeas" de Silvia Furmanovich. Será uma coleção super exclusiva de 8 peças de orquídeas naturais aplicadas no ouro com pedras preciosas. Além de todas as coleções da Silvia serem o máximo em originalidade, acabamento e criatividade, ela é uma fofa! Tudo vai acontecer no Nonno Ruggero do Shopping Cidade Jardim no dia 02 de junho das 15h às 19h, com decor de Vic Meirelles e parte da renda será revertida ao Colégio Mão Amiga. Imperdível!!O convite está abaixo.


Os 4 C's dos diamantes

Os diamantes são extremamente valiosos e foi por isso que o Gemological Institute of America, o GIA, estabeleceu um método padrão para avaliar a qualidade dos diamantes, o famoso 4 C's:

Carat (Peso)
O peso de um diamante é medido em quilate, que equivale a 0.2 gramas. Pleaaasssseee, não confundam quilates das pedras preciosas com quilates do ouro (Ex: 18K ou 20K), este último se refere a pureza do metal.

Color (Cor)
A cor em diamante é o que você não vê. Ok ... vou explicar melhor, os diamantes são avaliados em quanto menos cor eles tiverem, ou seja, quanto menos cor amarelada presente, melhor é a "nota" do diamante e mais valioso ele é. Com exceção dos diamantes fancy-color (azul, rosa, amarelo), eles usam outro método.



Clarity (inclusões e defeitos na superfície)
Os diamantes são formados no interior da Terra sob altas condições de temperatura e pressão, por isso eles normalmente contém inclusões (restos de carbono, rachaduras, bolhas de ar) ou defeitos na superfície.
Legenda: Flawless, que são rarissímos; Internally Flawless (IF), praticamente perfeito; VVS1-VVS2 (Very Very Slightly included); VS1 -VS2 (very slightly included); SI1-SI2 (slightly included) e por fim I1-I2-I3 , que possuem inclusões que podem ser vistas a olho nu.


Cut (simetria e proporções)
A simetria e as proporções de um corte do diamante determinam a dispersão do brilho, da luminosidade e da luz. Se há desarmonia, a aparência é imediatamente afetada. Se o diamante for fundo, vai parecer um buraco negro e se for muito raso poderá haver o reflexo do topo do diamante (coroa). Com as figuras abaixo, dá para entender melhor o que eu estou falando:

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Um livro, um estilo....



Um livro.... Chanel Fine Jewelry (Memoirs) by Francoise Aveline. Tem na Amazon!

Um estilo.... cocktail ring. Este é o "Pythie" da Boucheron - em ouro branco, gema central é turmalina, serpente em rubi, com olhos de esmeralda.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

terça-feira, 19 de maio de 2009

Cannes 09: Elas usaram Chopard...


Mariah Carey, coberta de diamantes, marcou presença pelo seu filme "Precious". Devon Aoki, atriz de "Spring Fever", usando um par de brincos de diamantes em cascata, o mesmo que Kate Winslet usou no Oscar. Abaixo Claudia Schiffer, mostrando seu modelito + jóias.

Por quê a maioria das atrizes usam Chopard no Festival de Cannes???


Eu devoro todos os artigos e matérias sobre jóias que eu encontro por aí e finalmente achei a resposta que procurava para entender o por quê que a joalheria Chopard veste a grande maioria das estrelas do Festival de Cannes.

Tudo começou há aproximadamente 12 anos atrás quando a Chopard inaugurava sua loja nBoulevard de la Croisette, no coração de Cannes. Caroline Gruosi-Scheufele, diretora artística da marca conheceu Pierre Viot, presidente do festival. Viot pediu pediu a Chopard para redesenhar o Palm d'Or ou Golden Palm, como preferirem, que é o troféu dado ao Diretor de Melhor Filme apresentado no festival.

O romance não parou por aí, além do Palm d'Or a Chopard lançou o Chopard Trophy para promover os jovens talentos no Festival de Cannes na categoria Male and Female Revelation of the Year.

A partir daí Chopard virou praticamente uma tradição no Festival de Cannes e com isso ganhou a importante tarefa de vestir com seus lindos e desejados bling-blings, as grandes estrelas do festival.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Exposição em Paris: "Bijoux Art Deco et Avant-Garde"


A cidade de Paris é realmente uma paixão na minha vida e ainda quando se juntam Paris + Joalheria, realmente estou no céu e não tenho nada a reclamar! Foi assim há algumas semaninhas atrás, quando tive o privilégio de ir na exposição "Les Bijoux Art Deco et Avant-Garde" no Musée des Arts Décoratifs em Paris.

Como o tíulo já se refere, todas as peças expostas foram produzidas por renomados joalheiros do período Art Deco, movimento de arte e design que aconteceu entre os anos de 1925 e 1939.

Os curados fizeram uma retrospectiva do trabalho do joalheiro
Jean Després, suas peças usavam muita prata, quase sem nenhum uso de gemas, na minha opinião eram muito pesadas e indelicadas. Por outro lado haviam outros nomes da joalheria como: Suzanne Belperron (amei a pulseira toda esculpida em quartzo fumé!!!), Jean Fouquet e Jeanne Boivin que eu considero realmente visionários, peças que hoje em dia ainda são consideradas super modernas e tenho certeza que quem usasse faria sucesso!

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Must-have da Chanel.....camélias


Não podia ser nada mais, nada menos do que camélias! O novo anel must-have da Chanel vem em 2 tamanhos e tem em ouro branco e amarelo, a cor preta é ônix e a branca ágata esculpida. Amei!