quinta-feira, 28 de maio de 2009

Os 4 C's dos diamantes

Os diamantes são extremamente valiosos e foi por isso que o Gemological Institute of America, o GIA, estabeleceu um método padrão para avaliar a qualidade dos diamantes, o famoso 4 C's:

Carat (Peso)
O peso de um diamante é medido em quilate, que equivale a 0.2 gramas. Pleaaasssseee, não confundam quilates das pedras preciosas com quilates do ouro (Ex: 18K ou 20K), este último se refere a pureza do metal.

Color (Cor)
A cor em diamante é o que você não vê. Ok ... vou explicar melhor, os diamantes são avaliados em quanto menos cor eles tiverem, ou seja, quanto menos cor amarelada presente, melhor é a "nota" do diamante e mais valioso ele é. Com exceção dos diamantes fancy-color (azul, rosa, amarelo), eles usam outro método.



Clarity (inclusões e defeitos na superfície)
Os diamantes são formados no interior da Terra sob altas condições de temperatura e pressão, por isso eles normalmente contém inclusões (restos de carbono, rachaduras, bolhas de ar) ou defeitos na superfície.
Legenda: Flawless, que são rarissímos; Internally Flawless (IF), praticamente perfeito; VVS1-VVS2 (Very Very Slightly included); VS1 -VS2 (very slightly included); SI1-SI2 (slightly included) e por fim I1-I2-I3 , que possuem inclusões que podem ser vistas a olho nu.


Cut (simetria e proporções)
A simetria e as proporções de um corte do diamante determinam a dispersão do brilho, da luminosidade e da luz. Se há desarmonia, a aparência é imediatamente afetada. Se o diamante for fundo, vai parecer um buraco negro e se for muito raso poderá haver o reflexo do topo do diamante (coroa). Com as figuras abaixo, dá para entender melhor o que eu estou falando:

Nenhum comentário:

Postar um comentário