quinta-feira, 19 de março de 2009

Camille Miceli, por atrás da Louis Vuitton

Ela tem em seu currículo grandes nomes da moda como Azzedine Alaïa e Chanel. Camille Miceli é a in-house jewelry designer da Louis Vuitton, que convocada para o posto com intuíto de trazer uma visão mais jovem e creativa para as bijoux marca, através de seu talento em transformar simples matérias-primas em acessórios de luxo e objetos de desejos com muita cor.

Sua passagem pela Chanel lhe rendeu muitos frutos e experiência, inicialmente trabalhando com casting e produção dos megas defiles da marca, diz aprendeu muito com Karl Lagerfeld. Ela aterrisou na maison Vuitton em 1997 e períodos seguintes a marca passava por grandes mudanças em busca de um novo conceito, neste meio tempo trabalhava com prêt-à-porter. Após algumas mudanças em sua vida pessoal, como a maternidade, Camille sentiu intensamente a necessidade de criar, foi quando pediu a Marc Jacobs que desse a ela a tarefa de criar a primeira linha de jóias, Jacobs logo concordou.
Camille Miceli busca inspiração em seu próprio ambiente, colecionadora e amante de fotografia e arte contemporânea, cita como seus favoritos: os cliques de Pierre Bourdieu, Nobuyoshi Araki, dramático fotógrafo japonês, Manga, famosos cartoons que viraram verdadeira febre da indústria cartunista japonesa, Paul Virilo, artista francês e Valérie Belin, conhecida por suas fotos de manequins, que mesmo sendo bonecas de plástico, conseguem transmitir vida pelo olhar.

Camille tem especial respeito pelas jóias dos anos 30, que marca o fim do périodo Art Deco, com características fortes como: muito contraste pelo uso do diamantes (claro) e ónix (escuro), figuras geométricas, representado por linhas retas, círculos e triângulos (comum em muitas peças de Jack Vartanian) e pelo uso de gemas (jade) esculpidas. A artista promete que tem muito mais para mostrar, então é só esperar!

Foto (créditos): Vogue Paris

Um comentário:

  1. eu já li sobre ela numa vogue e acho incrível como ela sabe usar a jóia certa e claro produzir tb!ela é uma inspiração!

    ResponderExcluir