quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Van Cleef & Arpels e turquesas no Golden Globes 09

O Golden Globes 2009 foi há pouco mais de um mês atrás, mas mesmo assim não podia deixar de comentar sobre o colar de turquesa da Van Cleef & Arpels que Eva Mendes usava.

O super-colar de nome "Panka", faz parte da coleção Van Cleef & Arpels Private, foi feito em aproximadamente 1974, possui cerca de 132 maravilhosas turquesas bem azuis, 36ct. de diamantes e foi todo elaborado sobre ouro amarelo 18K.

A turquesa é uma gema opaca e porosa, formada principalmente pelos elementos fósforo, alumínio e cobre, sendo este último o responsável pela coloração azul. As cores variam do verde até um tom médio de azul, mas encontram-se também turquesas acinzentadas e amarelas.

É encontrada apenas em regiões de solo seco e infértil, como: China, Egito, Chile, sudoeste dos Estados Unidos (Arizona) e Irã. Por isso que na época do menino-faraó Tutancâmon, a maioria dos ornamentos usados pelos egípcios exibiam muitas turquesas, pois eram facilmente encontradas na região do Antigo Egito.

Uma turquesa de boa qualidade, como as do colar da Van Cleef acima, é aquela que possui por inteiro cor azul céu (ou "robin's egg blue"), sem pigmentação esverdeada, possui um brilho lustroso e não tem os veios negros ou de cor marrom-avermelhados. Estas são minadas no distrito de Nishapur no Irã, região conhecida anteriormente como Pérsia.

Cuidado, pois existem muitas turquesas tratadas, sintéticas e imitações (como a howlita tingida, na foto ao lado) no mercado hoje em dia. O melhor mesmo, é comprar jóias de alguém de confiança.






Foto: Howlita tingida, uma imitação da turquesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário