No meu blog na Daslu tive a chance de entrevistar os mais badalados joalheiros e designers de jóias do Brasil. A entrevista que fiz com Bibiana Paranhos ficou super interessante e por isso vale a pena recapitular. Aproveitem!!!
Ela é a joalheira mais procurada pelas it-noivas do Brasil, Bibiana Paranhos nasceu em Porto Alegre, onde se formou em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Depois foi rumo a Milão fazer uma especialização em jóias, quando descobriu sua paixão pelos estilosart nouveau e art deco. De volta ao Brasil resolveu aplicar seu novo conhecimento produzindo peças únicas, restorando jóias antigas e agradando à todos com suas coroas, tiaras, fivelas e infinitos adornos!
1. Bibiana, podemos dizer que você é a fada madrinha das noivas mais badaladas do Brasil, suas criações já enfeitaram mulheres como Athina Onassis, Maria Fernanda Cândido, Luciana Gimenez entre outras. Qual é o segredo do seu sucesso?
O segredo do sucesso é reunir em um encontro com a cliente os principais motivos aos quais ela veio até mim. Na minha opinião, o primeiro motivo é a paixão por jóias. Quando eu falo de pedras, particularmente dos diamantes, o meu coração bate mais forte! É muito especial! O segundo motivo é a excelência do serviço prestado às noivas, minha equipe e eu as recebemos com muito carinho e dedicação, o que da fruto a grandes amizades e clientes fiéis. O terceiro, é a incansável busca do novo e do exclusivo, com isto a pessoa se sente muito especial!
2. Suas coroas tem uma grande influência da Belle Époque, explica um pouco o estilo e estética das suas peças.
A influência da Belle Époque, Art Nouveau, se funde ao romantismo do casamento! Neste caso, ficou sendo uma marca do meu trabalho, porém criamos peças de todos os estilos. O que gera uma noiva harmônica e com enorme bom gosto!
3. Onde você busca inspiração?
A inspiração vem das viagens, das rendas, dos costureiros! Valentino é o meu sonho de ser humano, criativo e atemporal! Com uma postura muito delicada e agradável, sua história me encanta e de todos que existem é a minha maior inspiração!
4. Quais os materiais que são normalmente usados?
Os materiais podem ser pesquisados, agregados, fundidos às técnicas de ourivesaria. Sempre fui muito conversadora, pois acredito que jóias de verdade, não podem se confundir com acessórios de moda. Jóias são eternas, eles devem ter os melhores diamantes, metais e pedras preciosas. Sendo feitas assim, a cliente soma a sua história de vida, não somente a um objeto de inestimável valor, como principalmente (aos olhos dos maridos) a um excelente investimento.
5. Uma noiva pode pedir para você criar uma coroa exclusivamente para ela, mas você tem também um super acervo para aluguel, certo?
Certíssimo! Este acervo, contém hoje mais de 2000 peças! Elas foram feitas exclusivas para noivas ou para produções de editoriais de revistas, as quais hoje levam a beleza do meu trabalho ao mundo!
6. Além de suas famosas coroas e enfeites para cabeça da noivas, você também oferece mil e uma idéias para lembrancinhas. Nos conta um pouco mais!
As lembrancinhas são um trabalho especial, que traz para o presente algo que sintetiza o amor dos noivos. Algo que cada convidado nunca tenha visto, único e que recorda nesta peça as principais lembranças dos noivos e o jeito deles.
7. Todas as suas jóias foram exclusivamente desenhadas e fabricadas pela sua equipe ou seu acervo conta com peças antigas adquiridas em leilões ao redor do mundo?
Existem peças que comprei na China, França, Portugal, agora voltei da Argentina e do Uruguai trazendo peças lindas religiosas, que servem de referência aos ourives e trazem uma nova gama de inspiração para a coleção 2010!
8. Qual foi sua peça de maior sucesso?
A peça que fiz para a Eliana quando se casou em conjunto com as rendas escolhidas para o seu vestido! Foi um marco, o atelier se transformou, depois dela, o Brasil, depois Angola, Portugal e as capas da Vogue também fizeram grande sucesso!
9. Coroas são para a noivas clássicas e românticas, o que busca uma noiva moderna?
As noivas modernas usam elementos como o símbolo do infinito, linhas retas, somente os metais sem brilho, peças com uma característica minimalista. Algo mais simples e discretas.
10. Conta para o blog, alguma história curiosa ou engraçada que você já presenciou no seu atelier/loja?
Existem histórias incríveis, mas as guardo aqui comigo com muito carinho e cuidado! São coisas que não pertencem só a mim! O mais engraçado sempre é quando a sogra vem junto! Ou o noivo! A gente precisa ter um jogo de cintura, aí é divertido a beça!
Nas fotos: A desginer Bibiana Paranhos; tiaras de brilhantes; Luciana Tranchesi Mussi com hair-jewelry Bibiana Paranhos; flor de madripérolas e mais dois incríveis hair-jewelries! Onde encontrar: www.bibiana.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário