sábado, 29 de agosto de 2009

Lançamento da Dior Joaillerie: "Rois et Reines"


Acaba de sair do forno mais uma coleção mais do que especial de  Victoire de Castellane, a mente brilhante por trás da Dior Joaillerie. Intitulada de "Rois e Reines", ou melhor "Reis e Rainhas", as criações foram pensadas para serem usadas em dupla, o rei como um pingente e a rainha como um anel. 

As coroas, bustos, brincos dos reis e rainhas são constituídos de platina e cravejadíssimas de diamantes e ao centro, esculpido em jade, opala, quartzo, obsidiana, labradoritas, entre outras gemas, um crânio humano, para lembrar de que o tempo passa e que todos precisam aproveitar a vida. Mensagem de Victoire, viu?!

Os monarcas de Castellane reinam em terras desconhecidas, como: Rainha da Jadelenia, Rei da Opalania, Rainha da Quartzolandia e assim vai...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

10/set - Fashion's Night Out



Dia 10 de setembro acontecerá em New York e em mais 13 capitais ao redor do mundo, o Fashion’s Night Out, que é uma ação conjunta de lojistas e players da moda para combater a recessão e celebrar a força da indústria fashion. Tudo para incentivar o consumo nos tempos de incertezas econômicas. O Fashion's Night Out é promovido pela Vogue a partir de uma iniciativa de Anna Wintour, editora-chefe Vogue americana, junto com Jonathan Newhouse, chairmain da Condé Nast International. 

Obviamente que a indústria joalheira não ficou fora da farra e entrou com tudo! Em New York, champagne e hors d'oeuvres will flow na Alexis Bittar (bijuterias incríveis), De Beers, Ivanka Trump (amo a loja dela na Madison!), Piaget e Swarovski, as lojas extenderão seus horários de funcionamento.

Para tornar o evento mais exciting, a Piaget vai sortear um par de brincos de diamantes usados recentemente por Anne Hathaway e os primeiros 200 visitantes à loja do Soho de Alexis Bittar vão ganhar um coupon que dá direito a docinhos de um dessert truck estacionado na frente da loja.

O rei das antiques jewelers, Fred Leighton convidou várias pessoas para montar a vitrine da sua loja-tesouro na Madison Avenue. Enquanto Cartier and Tiffany and Co. vão apresentar suas ultimas coleções ao som de DJ's convidados. 

Malas à NYC??!! Não precisa! Em São Paulo o Shopping Iguatemi e a Villa Daslu também farão parte da iniciativa! Na Daslu, das 18hs até 24hs parte da renda obtida será revertida à cinco entidades beneficentes: AMEM, Childhood Foundation, Comunidade Coliseu, Instituto Pró-Queimados e Obra do Berço. É isso aí...apoiar a moda e fazer o bem!

domingo, 16 de agosto de 2009

Pink Panther na Graff Diamonds de Londres

No dia 6 de agosto umas das mais fabulosas e poderosas joalherias do mundo foi assaltada, o prejú foi de $65 milhões de dólares. Trata-se da Graff Diamonds que fica na Bond Street de Londres, endereço das marcas mais exclusivas do mundo.

Tudo aconteceu quando dois homens super bem vestidos na casa de seus 30 anos de idade entraram na loja se passando por clientes. Já dentro da loja tiraram suas armas, fizeram todo o staff da loja como reféns, pegaram aproximadamente 43 itens da joalheria e sairam disparando suas armas porta à fora! Que horror!

A polícia londrina, junto com a Interpol acreditam que o criminosos fazem parte de uma gangue chamada Pink Panthers, título dado após o filme The Pink Panther, nome mais que perfeito, não? Essa gangue já causou inúmeras perdas para os joalheiros ao redor do mundo (Dubai, Suiça, Monaco, Japão) e recentemente ao meu querido Harry Winston em Paris, onde levaram itens avaliados em mais de $80 milhões de dólares.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Carla Amorim: doces inspirações

A joalheira Carla Amorim seguiu os mesmo passos da famosa joalheria francesa Boucheron (ver post "Uma iguaria tipicamente francesa agora em jóia" de 24/fev/09) criando uma linha de jóias inspiradas em macarons, aquela pâtisserie típica da França à base de farinha de amêndoas.
 
A coleção Macarron conta com 5 brincos, todos feitos com ouro amarelo 18K e brilhantes, as gemas usadas foram turquesa, quartzo negro, ágata branca, ágata verde e lápis-lazuli. Realmente  são doces inspirações, adorei!

Créditos da foto: Glamurama - Joyce Pascowitch

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Pulseira ou relógio?

No post anterior vocês puderam conhecer a primeira coleção de fine jewelry da Maison Martin Margiela. Acima, o novo lançamento da marca, uma pulseira em formato de relógio, mais uma ilusão do desconstrutivismo.

A jóia feita em ouro branco e amarelo é fruto de uma colaboração entre os ateliers Martin Margiela e da Surface to Air (estúdio de criação e consultoria que tem escritórios em Paris, São Paulo e NYC).

O desconstrutivismo da Maison Martin Margiela também na joalheria

Recentemente, a Maison Martin Margiela lançou sua primeira coleção de fine jewellery em parceria com a famosa joalheria italiana Damiani Group.

Para quem ainda não conhece, Martin Margiela é um fashion designer belga que trabalhou com Jean Paul Gaultier e também foi designer responsável pela linha feminina da Hermès. Foi figura de destaque no movimento desconstrutivista do fim dos anos 80, que tem a fragmentação e o desenho não-linear como características principais, servindo para distorcer alguns dos princípios elementares da arquitetura ou moda. Foi assim que, Margiela junto com  Rei Kawakubo, da Comme des Garçons virou o mundo da moda de cabeça para baixo, quando apresentou ao público, roupas em proporções fora do normal - mangas mais longas que os braços, emendas e bainhas a mostra.

A coleção possue 14 peças, feitas em prata, ouro amarelo, rosa e diamantes, todas inspiradas no século XXI e são divididas em 3 linhas:
Chevalière: anéis que tornam-se pulseiras ou pingente.
Brincos: se transformam em anéis ou pingente.
Chain: correntes com aros ovais gigantes, se transformam em pulseira ou colar.

Bom, obviamente já deu para ver que até na joalheria seu background desconstrutivista tem presente forte.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Diamante "Babaloo" na Christie's Hong Kong

No dia 01 de dezembro deste ano, na venda "Magnificent Jewels" da Christie's de Hong Kong, será leiloado o maior diamante pink dentro de sua categoria da história, o "The Vivid Pink"

Parecido com um chiclete Babaloo, o "The Vivid Pink" tem 5.00 quilates e lapidação do tipo cushion. A cor pink é bem saturada e realmente pura, sem nenhum traço de cor secundária, como laraja ou cinza, dando ao diamante a nota mais alta (fancy vivid pinkno quesito coloração. Quanto ao clarity, há potencial de ser flawless, ou seja sem nenhuma inclusão, com isso o "The Vivid Pink" combina as melhores notas em todos os quatro critérios de avaliação de diamante os 4C's (color, clarity, carat weight, cut). A Christie's espera arrematar um valor entre US$5 e 7 milhões pelo mimo.

Curiosidade: Dentro do leque de diamantes de cor natural, os de coloração pink estão entre os mais raros e procurados. A causa da cor rosa nestes diamantes ainda é motivo de inquietação para os pesquisadores, existem duas explicações que podem ser as mais convincentes, que são: 
1. Presença do elemento químico manganês, pois este tem cor rosa-vermelha
2. Alteração na estrutura dos átomos do diamante.

As tantas dúvidas da origem da cor junto com a beleza e raridade do "The Vivid Pink" deixam colecionadores e gemologistas cada vez mais encantados com o mundo das gemas preciosas!

Quem quiser ver o "The Vivid Pink" ao vivo, ele estará na Christie's de New York (Rockerfeller Center) do dia 17 até 20 de Outubro. Eu vou!