quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Diamante "Babaloo" na Christie's Hong Kong

No dia 01 de dezembro deste ano, na venda "Magnificent Jewels" da Christie's de Hong Kong, será leiloado o maior diamante pink dentro de sua categoria da história, o "The Vivid Pink"

Parecido com um chiclete Babaloo, o "The Vivid Pink" tem 5.00 quilates e lapidação do tipo cushion. A cor pink é bem saturada e realmente pura, sem nenhum traço de cor secundária, como laraja ou cinza, dando ao diamante a nota mais alta (fancy vivid pinkno quesito coloração. Quanto ao clarity, há potencial de ser flawless, ou seja sem nenhuma inclusão, com isso o "The Vivid Pink" combina as melhores notas em todos os quatro critérios de avaliação de diamante os 4C's (color, clarity, carat weight, cut). A Christie's espera arrematar um valor entre US$5 e 7 milhões pelo mimo.

Curiosidade: Dentro do leque de diamantes de cor natural, os de coloração pink estão entre os mais raros e procurados. A causa da cor rosa nestes diamantes ainda é motivo de inquietação para os pesquisadores, existem duas explicações que podem ser as mais convincentes, que são: 
1. Presença do elemento químico manganês, pois este tem cor rosa-vermelha
2. Alteração na estrutura dos átomos do diamante.

As tantas dúvidas da origem da cor junto com a beleza e raridade do "The Vivid Pink" deixam colecionadores e gemologistas cada vez mais encantados com o mundo das gemas preciosas!

Quem quiser ver o "The Vivid Pink" ao vivo, ele estará na Christie's de New York (Rockerfeller Center) do dia 17 até 20 de Outubro. Eu vou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário