sexta-feira, 13 de março de 2009

Dos pretinhos básicos às bolsas em matelassê, CHANEL também marca presença na joalheria

Sempre que Coco Chanel ia trabalhar, ela estava usando pérolas e dizia que era uma maneira de honrar seus empregados. Pérolas obviamente, sempre fizeram parte do DNA da marca e a designer criou várias maneiras de usá-las, dos longos colares de inúmeras voltas a até enrolados em forma de pulseira. As pérolas fazem parte da imagem da Chanel como os pretinhos básicos, sapatos bicolores, bolsas em matelassê, pulseiras com cruz de Malta, cintos de correntes, camelias e botões dourados.

A primeira vez que Chanel apresentou pérolas em uma linha de bijoux, foi no ano de 1924, quando a maison mostrou um par de brincos feitos com pérolas brancas e negras, a peça levava o nome de Zuleika Dobson, heroína da sátira de Max Beerbohm de 1911. Como foi um sucesso imediato, logo a marca lançou uma linha de colares com pérolas barrocas, aquelas que naturalmente têm formato irregular.

Em 1932 membros do International Guild of Diamonds Merchants (associação de comerciantes de diamantes da época), os quais tiveram sérios prejuízos em seus negócios com a Grande Depressão, pediram a Coco Chanel para fazer uma coleção de fine jewelry, com o intuíto de melhorar as vendas das gemas preciosas. Chanel logo concordou e passou a importante tarefa a Paul Iribe, designer, artista, fashion illustrator e amigo pessoal de Coco Chanel.

Coco Chanel (1932) - "O que me fez pensar em fazer jóias falsas em primeiro lugar, foi que, eu achei que bijouterias estariam livres da arrogância em um momento em que o luxo era acessível. Isso não faz mais sentido em um período de crise econômica {referia-se à Grande Depressão}. Se agora escolhi diamantes, foi pelo seu significado, eles representam o mais alto valor no menor volume possível".

No mesmo ano aconteceu o debut da coleção de nome "Bijoux de Diamond" no número 29 da famosa Rue du Faubourg-St.-Honoré em Paris. As peças traziam muitos diamantes e eram todas feitas em platina e o pièce de résistance da coleção foi lindo um colar em forma de cometa com uma estrela irregular, cravejado com mais de 600 diamantes. O peça não tinha fecho, era simplismente colocada ao redor do pescoço, como um abraço. O Collier de Comète (na foto ao lado) como era chamado, levou nove meses para ficar pronto e sua manufatura foi um desafio para os artesãos, a peça demandava muita habilidade com platina devido ao formato em arco do colar, realmente uma inovação para a joalheria da época, algo já de se esperar vindo da visinária Mademoiselle Chanel. Mais de 70 anos depois e o Collier de Comète continua sendo o signature piece da marca.

A partir de então, a Chanel Fine Jewelry apresenta coleções regularmente desde 1993, ano que que abriu sua primeira loja na famosa Place Vendôme em Paris. A maison lança duas coleções de jóias anualmente: primavera-verão, sendo a mais informal, com peças ready-to-wear e outra de inverno trazendo jóias mais caras e poderosas. Sempre há também uma coleção artística que normalmente é exposta nas boutiques mais importantes da marca ao redor do mundo, como a coleção "Rêves de Diamants", que comemorava os 70 anos da marca, exibindo o magnífico Collier de Comète desta vez com 3.590 diamantes e pinjentes removíveis em forma de sol, lua e estrela, a peça custava uma bagatela de $1.1
 milhões de dólares.

A contribuição de Gabrielle "Coco" Chanel ultrapassou a fronteira do território da moda e trouxe importantes inovações para o mundo da joalheria. Desde o conceito de misturar gemas preciosas com cascatas de imitações de pérolas até belíssimas e dramáticas coleções ao longo dos anos.

Foto à direita: Bracelet Franges, pulseira inspirada nos raios de sol.

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