quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Fabergé, o joalheiro dos czares russos

Fabergé (1842-1917) foi uma família de joalheiros russos de descendência francesa, famosos por seus objetos de arte, principalmente pelo trabalho com esmaltação, uma técnica que usa pó de vidro de cores diferentes e óxido de certos metais, que normalmente são aplicados sobre uma peça de ouro e logo depois levados a altas temperaturas, criando uma superfície como a do vidro.

A família Fabergé saiu da França quando o rei Luis XIV revogou o Édito de Nantes em 1685, com isso, voltaram as preseguições religiosas e os protestantes tiveram que fugir para a Prússia, Grã-Bretanha e Suiça. Os Fabergé passaram dois séculos pela Europa até se fixarem em São Petersburgo na Rússia. Como já havia tido experiência como aprendiz de ourives, em 1842, Gustav Fabergé abriu sua primeira loja.

Em 1861, Peter Carl Fabergé (1846-1920) juntou-se a seu pai como aprendiz e logo depois foi estudar design e manufatura pela Europa. Em 1870 ele assumiu total responsabilidade pela loja e fazia questão de que todos os objetos e jóias produzidas estariam de acordo com a moda parisiense do momento.

Por volta de 1885, Agathon juntou-se a seu irmão mais velho, a partir daí os Fabergé mudaram o foco dos negócios para somente objetos de arte ao invés de joalheria, com objetivo de criar peças de deixariam sua marca na história. O novo trabalho incluía objetivos de decoração, como: miniatura animais esculpidos, flores em lacquer e famosos ovos. Também havia um linha com objetos mais funcionais como: caixinhas, óculos para ópera, abridores de carta e vasos. Logo Fabergé se tornou o joalheiro mais procurado pelos czares e pela nobreza russa.

Imediatamente seu trabalho foi reconhecido mundialmente, quando em 1900 receberam o prêmio (Legion of Honour) na Exposição Internacional de Paris. Em seguida, novas lojas em Londres e Paris abriram suas portas. Até meados da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o comércio prosperava, mas em 1917 com o estouro da Revolução Russa, os Fabergé pararam sua produção e mudaram-se para a Suiça.

Fabergé contribuiu para a história da joalheria de diversas formas, com peças construídas de maneira minuciosamente perfeita e delicada e principamente pelos ovos Fabergé, obras-de-arte em miniatura, feitos com a técnica de esmaltação, muitos cravejados em diamante de lapidação rose-cut, muito peculiar da época e havia também grande influêcia chinesa e japonesa. Fabergé é sempre será um objeto de desejo dos colecionadores e apreciados da arte-joalheria russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário